fbpx

Caminho Vivo

Charlotte Mason

Charlotte Maria Mason  (1842 a 1923) foi uma educadora britânica e dedicou sua vida a ensinar crianças e formar novos educadores. Sua filosofia é baseada na ideia de que as crianças nascem prontas para aprender e que o adquirir conhecimento é um direito que possuem.

Enquanto lecionava Mason se incomodou com o formato e conteúdo da educação oferecida às crianças mais pobres. Um ensino voltado apenas à aquisição de um ofício que reservava às classes mais altas a literatura, as artes e a música. Um currículo amplo, rico e generoso era o seu desejo a todas as crianças.

Após uma década lecionando, Mason passou a expor esse modelo de educação em palestras a pais e professores. E mais três décadas se passaram até que ela pudesse formar, em sua própria escola, professores e governantas em acordo com seu método de educação.

 

Sendo cristã anglicana, Mason teve a sensibilidade de propor um modelo de ensino voltado para o conhecimento de Deus nas duas formas em que Ele se revela a nós: através de sua Palavra e da Natureza. Portanto, o método de Mason enfatiza que o conhecimento não pode ser alcançado se do céu não for concedido, assim como todas as coisas boas do alto provêm. Na prática isso significa que ela confiava no Espírito Santo como o Supremo Professor de todos os assuntos e disciplinas. Segundo Mason, a criança somente guardaria aquilo que o Espírito a fizesse aprender e tanto pais como professores eram cooperadores neste trabalho e deveriam oferecer às crianças conhecimentos variados no que ela chamava de “banquete de ideias”.

O banquete de ideias eram todos os bons pensamentos que a criança teria acesso e que o próprio Espirito faria frutificar em suas mentes e corações perpetuando o aprendizado.

A segunda forma de conhecer a Deus é a revelação natural. Conhecendo as obras do Criador a criança conhece dele. Por isso o currículo de Mason era também vasto em ciências. Pelas ciências naturais e da Terra o caráter de Deus é percebido em tudo que foi criado. Pela história a ação de Deus é percebida na humanidade. Em resumo, o currículo de Mason se propõe a ensinar sobre Deus, sobre o homem e sobre a criação.

O Caminho Vivo aderiu a este modelo que Mason traz como uma filosofia, pois perpassa a rotina escolar e nos traz princípios para a completa educação das crianças. Assim sendo, o Caminho Vivo busca ser um modelo amplo, rico e generoso para a formação de nossas crianças.