fbpx

Caminho Vivo

Este site está em manutenção, por isso algumas páginas não estão disponíveis.

Estudos Especiais – Nível 1

 

Os estudos especiais são momentos em que faremos uma lição mais detalhada de um assunto dentro da disciplina de ciências. Eles complementam as leituras sobre natureza que são feitas de forma generalizada e também permitem que a criança estude sobre aqueles seres vivos que não são encontrados em seus passeios na natureza ou em sua região.

Os livros devem seguir os princípios de um livro vivo: ser bem escritos, por autores estudiosos do assunto, apresentar boas ilustrações. Contudo, pode ser difícil encontrar livros nestes assuntos que sejam narrativos. Procure então por boas enciclopédias e livros explicativos, não resumidos.

Essa rotação não é fixa. Você pode começar em qualquer assunto, em qualquer período. Sugiro, entretanto, que inicie com “Flores, pássaros e mamíferos” por sua facilidade de serem trabalhados e demonstrados.

Estes assuntos não são progressivos. Você pode inverter a ordem conforme sua necessidade. Eles são apenas sugestões para servirem de guia e tornar o estudo mais abrangente.

Você pode trabalhar o mesmo assunto com crianças de idades diferentes.

Para termo considere um trimestre, assim você estará estudando um assunto a cada 2 semanas. Você pode aumentar ou diminuir o tempo de trabalho se julgar necessário.

Para o segundo ano os assuntos diminuem para que a criança os veja em mais profundidade considerando que há muitas espécies e material para trabalharmos nos mesmos. Espera-se que no terceiro ano o estudo mantenha a profundidade de conteúdo, conforme no ano anterior, com um pouco mais de assuntos.

Você pode escolher o assunto geral ou uma espécie para estudo, por exemplo, pode estudar as características dos répteis ou sobre as cobras. A escolha vai depender do material que você dispõe e da possibilidade de observação. Por exemplo, se há um jabuti em sua casa, estude o jabuti.

Para o estudo procure fazer uma observação, um desenho e uma leitura sobre o assunto. Você também pode assistir a um documentário, visitar o zoológico ou o aquário.

Rotação dos Estudos Especiais
ANO 1
Termo 1
Flores, pássaros e mamíferos
Termo 2
Frutas, aves brasileiras e peixes (ou animais marinhos)
Termo 3
Árvores, pinguins (ou aves marítimas) e insetos
 
ANO 2
Termo 1
Fungos e répteis
Termo 2
Anfíbios e sementes
Termo 3
Minhocas e Vegetais em nossa casa
 
ANO 3
Termo 1
Flores, moluscos (ou crustáceos ou animais marinhos)
Termo 2
Árvores frutíferas, hábitos e habitats dos animais
Termo 3
Aracnídeos e Musgos (ou algas ou samambaias)



Deixe um comentário