fbpx

Caminho Vivo

Este site está em manutenção, por isso algumas páginas não estão disponíveis.

Lições da Bíblia

Suas lições bíblicas devem ajudá-las a perceber, já no início, que o conhecimento de Deus é o principal conhecimento e que, portanto, as suas lições bíblicas são as suas principais lições.”

Charlotte Mason, Educação no Lar

Como estudar a Bíblia enquanto disciplina curricular.

Tenha a Bíblia como o assunto mais importante, a primeira lição do dia.

Leia um trecho de 6 a 10 versículos ou o suficiente para completar um episódio. Leia com reverência, cuidado e expressão. Evite paráfrases e adaptações, você pode ler o próprio texto bíblico.

Evite aplicações morais. Deixe o Espírito Santo trabalhar.

Peça à criança que conte a você a história lida.

Se possível, mostre uma bela ilustração ou obra de arte que ilustre o trecho lido (não use desenhos infantilizados) ou, peça à criança que faça uma ilustração e comente seu desenho.

Faça uma pequena discussão, aponte contextos explique palavras desconhecidas… prepare-se lendo um bom comentário bíblico.

O conhecimento de Deus ocupa o primeiro lugar em importância, é indispensável e o que mais ‘faz feliz’. “

Charlotte Mason

Quais livros ler?

As crianças de 6 a 11 anos devem aprender sobre os grandes heróis da Bíblia. Até os 9 elas já devem ter lidos as principais narrativas do Antigo testamento e dois ou três dos Evangelhos. Ao completar 12, elas devem ter lido o Velho Testamento de Gênesis a Reis, Mateus, Marcos, Lucas e os oito primeiro capítulos de Atos.

Mas dê à imaginação das crianças um estoque de cenas da história das Escrituras se desdobrando gradualmente, e nutra as suas mentes com as palavras ali presentes, e elas passarão a enxergar a partir de um amplo horizonte, dentro do as qual pessoas e os eventos tomam forma em seus devidos lugares e em suas devidas proporções.  Gradualmente, elas verão que o mundo é um palco em que a bondade de Deus está continuamente combatendo a obstinação humana; que alguns homens heróicos lutam ao lado de Deus; e que outros, tolos e teimosos, se opõem a Ele. O fogo do entusiasmo começará a arder em seu peito, e as crianças escolherão o seu lado, igualmente”.

Recitação

Selecione passagens bíblicas, com cerca de 6 versículos, ou um salmo, ou uma parábola para memorização e recitação. São sugeridas seis passagens por ano (duas por trimestre de aulas).

A passagem é lida integralmente a princípio depois pequenos trechos são repetidos a cada lição. Quando perceber que a criança já sabe a passagem, só então, deixe-a recitar.

É algo de bastante deleite ter na memória um estoque de passagens bonitas, reconfortantes e inspiradoras, e não podemos dizer quando e como esse tipo de semente poderá brotar, crescer e produzir frutos”.

Charlotte Mason, Educação no Lar

Deixe um comentário